Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Revolução! Esta é a primeira palavra que vem em minha cabeça quando penso em drones. Nada mais é como antes, a fotografia aérea ganhou uma ferramenta praticamente imbatível quando comparada a métodos de aquisição tradicionais. E, além disso, ficou muito mais barata! Novos artistas surgem a cada dia fotografando locais completamente novos, inusitados e interessantes.
Se você, assim como eu, é um apaixonado por fotografia com drones  e está sempre procurando um novo local, um novo ângulo para fotografar e compartilhar com o mundo tem que conhecer a mais fantástica das ferramentas que irá revolucionar seus projetos fotográficos.
Apresento a você o Google Earth, sim, ele mesmo!

 

Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Página para download do Google Earth

Essa é a ferramenta mais relevante em meu kit fotográfico, simplesmente fantástica!
O Google Earth é gratuito e permite voar em qualquer lugar da terra utilizando um mosaico de imagens de satélite. Além diso, você pode adicionar, junto às imagens de satélite, mapas de todo o mundo, imagens do terreno, ruas, edifícios, perspectiva 3D etc.
Com o Google Earth o fotógrafo pode rapidamente olhar o local, dar zoom com diferentes variações e ainda simular uma fotografia com drone para ver se vale a pena ir até lá.


Antes de fotografar ou filmar em um local no qual não estou familiarizado, sempre abro o Google Earth e estudo as possíveis cenas e a logística para chegar ao local. Isso maximiza meu tempo, apura meu sentidos e me inspira.


Quando abro o software para procurar ou analisar uma locação observo inicialmente os padrões, linhas e marcos do ambiente (geralmente fotografo paisagens, mas a metodologia também serve para procurar locações para ensaios fotográficos, por exemplo) que eu possa retratar.

Outro ponto que observo é se a área é livre de obstáculos  (prédios, árvores, pessoas etc), gosto de pilotar em lugares tranqüilos, longe de distrações. Escolher a hora certa para estar no local também é importante.  Deixe-me mostrar uma locação que escolhi usando o Google Earth.
Dias atrás fui com minha família para Búzios, litoral Norte do Rio de Janeiro. Antes de ir, como de costume, abri o Google Earth para procurar uma locação e encontrei uma praia muito peculiar para fotografar com drone.  A Praia do Forno é muito fotogênica, a areia é cor de rosa e contrasta com um mar azul turquesa e afloramentos rochosos, simplesmente espetacular.
Para encontrá-la fiz uma varredura aérea por Búzios, isso me economizou muito tempo.

Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Imagem do Google Earth – Praia do Forno, Búzios-RJ
Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo!
Imagem em perspectiva 3D do Google Earth – Praia do Forno, Búzios-RJ.

Encontrada a locação, estudei como chegar do hotel até ela (utilizei o Streat View) e qual seria o melhor horário (entenda melhor luz, utilizei o aplicativo PhotoPills – baixe meu ebook Drone e Fotografia de Paisagem e leia o capítulo sobre aplicativos) e  com menor número de pessoas. O resultado foi que as 6h da manhã eu já estava lá!

Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Imagem do Google Earth – Praia do Forno, Búzios-RJ.
Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Imagem do Streat View do Google Earth

Minhas seção fotográfica no local foi muito agradável  e otimizada devido ao meu planejamento. Sabia de ante mão o que esperar. Veja a comparação entre uma das simulações que fiz com o Google e a fotografia final.

Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Pré-produção, simulação da fotografia no Google Earth
Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Praia do Forno, Búzios-RJ

Percebeu a força desta ferramenta? 
Outro recurso fantástico do Google Earth é o modo foto.  Quando acionado, ele mostrará todas as fotografias do local que tenham sido georeferenciadas  (geo-tagget ; este serviço e feito pelo Panoramio). Muito útil para ter uma ideia clara do local.

Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Pré-produção, modo foto do Google Earth

Bom, acho que já esta claro porque não deixo de verificar o Google Earth antes de qualquer saída fotográfica. Com ele já descobri lugares muito peculiares e fotogênicos como o quadrado da Urca no bairro homônimo, no Rio de Janeiro.

Saiba como o Google Earth pode ajuda-lo e inspira-lo
Barcos no Quadrado da Urca, Rio de Janeiro.
Essa, sem dúvida, é minha dica favorita de pré-produção. Usar o Google Earth para explorar locais interessantes, informar e ajudar a planejar as fotografias aéreas.
 
Se você ainda não tem instalado este maravilhoso software, não perca mais tempo. Abaixo deixo os endereços é só clicar e começar a planejar.
 

Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário? Além disso se você tiver qualquer dica de pré ou pós produção e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email  com sua proposta para  contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *