Os Batidores da Foto – Baia de Guanabara – RJ

Tempo de leitura: 1 minuto

Os Batidores da Foto - Baia de Guanabara - RJ
Barcos na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro

Localização: Baia de Guanabara, bairro da Urca – RJ

Como Chegar: O bairro da Urca tem somente uma saída e uma entrada por via rodoviária, portanto não tem erro.  Agora se você vier de ônibus as linhas são essas:

Centro da Cidade – Linha 107
Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea – Linha Circular 2
Laranjeiras, Cosme Velho, Jardim Botânico e Gávea – Linha Circular 1
Metrô/ Estação Botafogo e Humaitá – Linha 513

Época do ano: primavera

Equipamento utilizado: Phantom 4 e mochila de transporte D1 da Manfrotto.

Acho esta fotografia muito interessante porque ela em cor ou em preto e branco tem praticamente a mesma cara. A maioria das embarcações ancoradas na baía são brancas, com pequenos detalhes coloridos, mas que não se revelam a uma altitude de 220 metros. A cor da água é tristemente intrigante, preta, negra, cor de piche (se é que existe)! Tudo por conta da quantidade enorme de dejetos que são lançados diariamente na pobre Baia de Guanabara. Mas, tirando o aspecto ambiental, a cena é bonita. 

Capturei a fotografia em cor com uma abertura f2.8 e velocidade de 1/250 com ISO 100, sempre em RAW. No programa Lightroom fiz a conversão para preto e branco, mesmo que não fizesse a fotografia pareceria em tons de cinza. Depois de ajustar os parâmetros no Lightroom terminei a edição no Silver Efex Pro, da Google.

Variei muito a altitude até encontrar um enquadramento satisfatório. Além disso, rotacionei a aeronave de modo a compor uma imagem com o alinhamento das embarcações.

 


Se você gostou do post poderia, por favor, fazer um grande favor e compartilhá-lo em sua mídia social?


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

2 Comentários


  1. Achei excelente sua foto. Quantos shots vc fez ate chegar nesta imagem? Vc saiu de onde (decolou)?Vc prepara ISO, diafragma, no voo? Utiliza algum medidor previo de luz?

    Responder

    1. Ola Paulo! Obrigado pelo seu contato e pelo elogio.
      Geralmente quando fotografo com o drone utilizo o modo de disparo ABL e seleciono 3 shots (disparos). Uso o ABL mais para garantir o foco doque pela exposição. Raramente faço o merge das imagens que, neste caso, não daria muito certo porque os barcos se movimentam e correria o risco de borrar a fotografia na montagem. Portanto só utilizei uma fotografia e fiz a conversão para P&B no Lightroom. O diafragma é sempre o mesmo f2.8, porque fotografo com um Phantom 4 (sem opeção de variar o obturador). Quanto ao ISO, mantenho sempre que possível em 100, é o caso desta fotografia.
      Decolei de uma área aberta na Avenida Portugal na Urca (coordenadas: -22.951752, -43.169335. Afastei o drone cerca de 350m de onde estava.
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida não deixe de me procurar.
      Forte abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *