OS BASTIDORES DA FOTOGRAFIA AÉREA UTILIZANDO DRONES – FOTO DA SEMANA

Tempo de leitura: 2 minutos

Ponte estaiada

Localização: Avenida Ayrton Senna, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Como Chegar: para quem acessa a Barra da Tijuca vindo da Linha Amarela passará obrigatóriamente por ela. Quando termina a referida via, inicia a Ayrton Senna. Para quem vem da Zona Sul do Rio é só seguir em direção ao Parque Olímico ou ao Shopping Via Park.

Equipamento utilizado: Phantom 4 e mochila de transporte D1 da Manfrotto.

Época do ano: verão

Os Bastidores da Fotografia aérea utilizando drones – Foto da Semana:

A fotografia selecionada para esta semana é da Ponte Estaiada na Avenida Ayrton Senna. É uma fotografia urbana que exigiu alguns cuidados especiais. Como moro próximo visitei a locação préviamente e defini o melhor  local  para decolagem e pouso levando em cosideração a segurança de voo e a minha também (com relação a assatos). O ponto escolhido fica a 150m em relação a posição do drone (no mapa do google no alto da página pode-se ver um prédio de esquina, fiquei atrás dele em uma área verde). A idéia da foto era fotografar a ponte e a avenida à noite e, para tanto, precisei aguardar por um dia ideal: sem vento (devido a velocidade de disparo utilizada) e com uma boa visibilidade.

A abertura do diafragma utilizada foi de f2.8 (padrão do Phantom 4), velocidade de disparo de 2s. Velocidades menores do que 2s tendem a borrar devido a movimentação da aeronave. A espera pela condição ideal foi justamente para evitar ao máximo a influência do vento na estabilização da aeronave. Fotografo sempre no modo manual, por permitir a escolha do ISO, neste caso utilizei ISO 100 e disparo no modo bracketing . A altura do drone no momento do disparo era de aproximadamente 120m. Como sempre RAW foi o formato de arquivo escolhido.

Para edição utilei o Lightroom da Adobe. Fiz pequenos ajustes na nitidez, contraste e saturação.


Se você gostou do post poderia, por favor, fazer um grande favor e compartilhá-lo em sua mídia social?


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Você tem uma  pergunta ou comentário? Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente pelo e-mail gustavo@droneinart.com ou simplesmente deixe um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *