Os bastidores da foto: Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Localização: O famoso cartão postal da cidade do Rio de janeiro fica no bairro da Urca, zona sul da cidade.

Como Chegar: O bairro da Urca tem somente uma saída e uma entrada por via rodoviária, portanto não tem erro. É só seguir pela Avenida Pasteur até o fim. Agora se você vier de ônibus as linhas são essas:

Centro da Cidade – Linha 107
Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea – Linha Circular 2
Laranjeiras, Cosme Velho, Jardim Botânico e Gávea – Linha Circular 1
Metrô/ Estação Botafogo e Humaitá – Linha 513

 

Época do ano: verão

Equipamento utilizado: Phantom 4 e mochila de transporte D1 da Manfrotto.

Havia planejado fotografar esta paisagem  há muito tempo. Estudei préviamente o local para pouso e decolagem considerando o posicionamento em relação ao nascer do sol. Na fotografia abaixo a seta indica meu posicionamento.

Os bastidores da foto: Pão de Açúcar, Rio de Janeiro
Zoom da fotografia indicano o local de decolagem e pouso.

Cheguei ao local por volta das 5 horas e 20 minutos da manhã e para fazer esta fotografia aguardei até o nascer do sol (06:20h aproximadamente). Voei como drone a uma distância aproximada de 450m a uma altura de 230m (a ANAC que me perdoe). Estava ventando muito no local dificultando a pilotagem e exigindo mais dos motores do drone, fato que consumiu a bateria mais rapidamente.

Esta fotografia é uma junção de duas imagens (panorâmica), ambas fotografadas com a mesma fotometria (f2.8 e velocidade 1/100; ISO100). Utilizei o Lightroom para fazer o merge das imagens e ajustar as cores.  Geralmente, quando faço fotografias panorâmicas, costumo deslocar o drone horizontalmente ao invés de apenas girá-lo no próprio eixo. Isto evita distorções facilitando a junção da foto. Neste caso, como estava ventando muito, não consegui seguir esta metodologia e acabei girando a aeronave. A ideia original era mesclar 3 imagens e ter uma panorâmica completa do local, mas pelo motivo exposto a distorção na perspectiva foi relevante (falarei sobre isso em um outro post). Mesmo assim, gostei do resultado!


Se você gostou do post poderia, por favor, fazer um grande favor e compartilhá-lo em sua mídia social?


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Você tem uma  pergunta ou comentário? Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente pelo e-mail gustavo@droneinart.com ou simplesmente deixe um comentário abaixo.

2 Comentários


  1. Bela foto ! Uma das paisagens mais lindas do mundo ! Parabéns pelo excelente trabalho !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *