Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

Tempo de leitura: 11 minutos

Blender, o liquidificador que edita

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

Você confiaria em um aplicativo para edição de vídeos com o nome de Liquidificador?

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos
Tela de edição de vídeo do programa Blender

Um tanto estranho, não é verdade? Pois é, os americanos gostam de usar nomes simples para sistemas complexos, diferente dos brasileiros que abusam do relicário na hora de conceituar um produto, agora se o nome dessa aplicação fosse Blender? Melhorou? Soa mais internacional? Pois são a mesmíssima coisa, apenas adaptado para língua inglesa.

O nosso “liquidificador” que edita fotos já é bem conhecido no Brasil para quem é do ramo de fotografia.  O Blender é um conjunto de softwares de código aberto extremamente poderoso, usado principalmente para a criação de modelagem em 3D e animação.

Na verdade, é um editor de vídeos tão capaz que já foi devidamente testado e aprovado na criação de animações, já foi utilizado pela NASA e também por estúdios cinematográficos. Além do fato de você poder criar recursos animados ou “shorts” no Blender, ele também possui um editor de vídeo diretamente incorporado.

Os clipes podem ser colocados em uma linha de tempo, editados por comprimento, sobrepostos com outros e se juntando a uma série de transições ou desvanecimento, assim como em qualquer outro pacote.

Vários recursos avançados também podem ser acessados ​​com um pouco de esforço, incluindo rastreamento de movimento 2D e 3D, composição de objetos animados e imagens reais, além de algumas ferramentas de correção de câmera agradáveis ​​que podem lidar com a calibração da lente e a estabilização da imagem.

Como o Blender é um projeto de código aberto, a documentação pode ser um pouco aleatória às vezes (confusa), mas se você for um iniciante na arte de manusear o  “liquidificador”, você pode encontrar os diversos comandos e se familiarrizar com o sortware sem muita dificuldade.

 

BlackMagic Design

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

A magia negra entre abracadabras e uma interface sombria foi o conceito para a criação do nome BlackMagic Design.  É amplamente utilizado para correção de cores em filmes de Hollywood por causa de seu poder. E, no entanto, apesar de esta ser a versão Lite, quase não há falta dnada em comparação com a versão Studio.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos
Tela de edição do Black Magic Design

Ok, ele tem umas limitações, como:  não pode fazer edição de várias câmeras, nem pode fazer 3D. Você também perde alguns recursos, como remoção de ruído, masterização 4K e classificação HDR, mas, além disso, os grandes designers não costumam usar versões lite, então, é sempre bom ter isso em mente, você é um iniciante e de alguma forma precisa começar, e essa é uma das melhores maneiras, pode acreditar.

Isso é em parte um problema quando se trata de curvas de aprendizado, pois não é algo que se aprenda com tanta facilidade, e infelizmente a versão lite apresenta essa dificuldade para o seu utilitário, então não pense que poderá realizar uma obra-prima do dia para noite.

Mas vale a pena investir um tempo de aprendizagem, mesmo em sua versão gratuita.

Lightworks

Existem edições gratuitas, mas a principal diferença são os formatos de saída e o limite 720p de resolução.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

Você não obtém modelos de projetos, títulos de rolagem e outros efeitos rebuscados e nesse módulo ele oferecerá ferramentas precisas para a manipulação dos vídeos e organização de clipes.

Os vídeos são importados e organizados em caixotes e racks, e as partições são criadas com layouts de edição. O processamento de clipes de vídeo é muito semelhante a um banco de dados, com várias visualizações, busca, classificação, etiquetagem e assim por diante.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos com drones
Tela de edição do software Lightworks

É devidamente projetado para que equipes de editores usem várias estações de trabalho para criar filmes de duas horas contendo dezenas de cenas e centenas de clipes. Isso seria impossível com os outros editores de vídeo.

As ferramentas de edição são muito poderosas e oferecem um grau de controle que outros editores de vídeo não possuem.

As faixas de vídeo e áudio, existem muitas, podem ser editadas de forma independente, para que você tenha a opção de cortar uma seção de vídeo do meio de uma cena, deixando o áudio intacto e cortar a imagem que você quiser editar e destacar, depois é possível retornar a mesma cena enquanto o áudio continua a tocar.

A flexibilidade que se tem ao juntar cenas é excelente, e os pontos de entrada e saída podem ser sintonizados com precisão diretamente na linha do tempo.

Existe uma gama limitada de efeitos especiais, como as transições, mas programas de TV e filmes de Hollywood raramente usam qualquer coisa além de desvanecimento de / para preto.

Se você tentou outros editores de vídeo gratuitos, provavelmente encontrou uma interface um pouco diferente de tudo o que você está acostumado, mas você pode organizar os vários controles e janelas para criar algo que se adapte à sua maneira de trabalhar.

VSDC Free Vídeo Editor

VSDC é um editor de textos bem complexo, algumas de suas ferramentas podem se mostrar confusas para quem não conhece a plataforma, o fato de não ser intuitivo e ter um design um tanto peculiar, não deixa o VSDC entre os favoritos dos designers. No entanto, se o usuário conseguir dominar as ferramentas, terá um ótimo editor.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

No VSDC pode-se criar um projeto com várias cenas. Cada cena tem uma série de objetos podendo ser clipes de vídeo, fotos e outros itens.

Existe a opção de aplicar os variados efeitos aos objetos em uma cena e há muitos deles para escolher. O brilho, o contraste, a tonalidade, a saturação e outros atributos podem ser ajustados, os objetos podem ser invertidos, distorcidos, girados e assim por diante. Além disso, existem vários efeitos como de fogo, água e plasma e várias transições.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos com drones
Tela de edição do software VSDC

A última versão do VSDC adiciona efeitos artísticos extras, incluindo fumaça. Há também um perfil de exportação para o Instagram dedicado e estabilização automática de imagem. É visivelmente mais rápido. 

Uma excelente escolha para projetos de vídeos criativos.

Os efeitos do editor são numerosos e chamativos, mas eles não são simples para se trabalhar e a precisão não é das melhores. Os vídeos podem ser exportados para DVD, VCD, AVI e MPG também. Até gravará os CDs e DVDs. 

O VSDC tem mais recursos do que qualquer um dos outros e vale a pena considerar.

 YOUTUBE EDITOR

O YouTube também tem o seu editor de vídeo baseado na web, projetado para permitir manipular vídeos destinados a publicação via YouTube.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

Não há muitas ferramentas complexas. Foi especialmente desenvolvido para quem pretende editar um vídeo simples e colocar alguns acabamentos. Mas quebra o galho.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos
Tela do programa de edição do YouTube

Shotcut

Shotcut é outro editor de vídeo gratuito para profissionais, mas já adianto que para aprender essa ferramenta, requer um pouco de paciência para na edição do vídeo

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

A interface é ligeiramente incomum, isso pode ser explicado pelo fato de que toda a sua aplicação foi devidamente ajustada para uma plataforma Linux, e pouco mudou em sua conversão para o Windows.

Para começar, a interface pode parecer um pouco estridente. Você precisará não só carregar um vídeo, mas também escolher qual modo de edição você gostaria de trabalhar e quais ferramentas você gostaria de usar.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos com drones
Tela do programa de edição Shorcut

Não há como se afastar do fato de que Shotcut tem uma curva de aprendizado íngreme. É possível alcançar alguns resultados impressionantes, simplesmente aplicando um de seus muitos filtros, mas as recompensas reais só serão colhidas por aqueles que estão dispostos a investir tempo e energia para se aperfeiçoar com o que está sendo oferecido.

Hitfilm Express

Um editor de vídeo gratuito e extremamente poderoso que é expansível, caso haja necessidade.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

O Hitfilm Express é outro editor de vídeo que promete recursos de nível profissional gratuitamente. O editor básico é fenomenal, com ferramentas de corte avançadas, um ótimo conjunto de filtros de áudio e vídeo, camadas e máscaras, opções de composição e codificação de croma para criar efeitos de tela verde.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos
Tela do programa de edição Hitfilm Express

As ferramentas adicionais estão disponíveis por uma taxa, começando em £ 8.85 (cerca de US $ 10/R$32,00) para um pacote com correção de cores, ajuste de exposição, máscara de tela dividida e vários filtros criativos.

A desvantagem de todo esse poder é que o Hitfilm Express é muito mais exigente do que o Lightworks ou o Shotcut, o designer vai precisar de uma boa máquina para usar com alguma fluência.

Certifique-se de verificar os requisitos técnicos antes de baixá-lo para evitar decepções.

Avidemux

Um editor de vídeo gratuito e disponibilizado para pequenas tarefas de edição e aprimoramento de clipes

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos

Alguns detalhes interessantes para a compreensão do Avidemux é que se trata de uma aplicação bem simples, lhe será útil para a edição básica e nada mais que isso, não pensem que o Avidemux o ajudará na criação de gráficos mirabolantes e nas explosões de efeitos especiais dignos de Hollywood.

Por outro lado, é um conjunto de ferramentas essenciais para a edição diária de vídeo, cobrindo todos os conceitos básicos, como converter formatos, cortar imagens, adicionar um clipe a outro e aplicar filtros e efeitos.

Os 8 Melhores programas gratuitos para edição de vídeos com drones
Tela do programa de edição Avidemux

Embora o Avidemux não ofereça o editor de vídeo gratuito mais poderoso, também não é um estilo de Windows Movie Maker. Provavelmente você terá que buscar algumas opções mais avançadas, independente dessas limitações, o usuário por dedicar um pouco do seu tempo mexendo nos menus e descobrir que existe muita coisa impressionante para se testar nessa aplicação.

Há também um guia prático e rápido para o desenvolvimento da sua habilidade, isso se você for totalmente novo na edição de vídeo. Se você não conseguir encontrar alguma ferramenta que necessite para a edição, o Avidemux também é expansível via Plug-ins que adicionam recursos como legendas e marcas d’água.

 

 


Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais? Além disso se você tiver qualquer dica sobre fotografia e vídeo com drones e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email com sua proposta para contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *