Obtenha o melhor da Luz Lateral com seu Drone

Tempo de leitura: 2 minutos

Luz Lateral

Luz lateral é aquela luz que vem de um lado ou de outro da cena e é percebida quando você esta voando com seu drone e nota uma grande área de sombra em um dos lados do objeto em foco. Assemelha-se a luz direcional, porém com sombras laterais. É uma luz muito importante, sobretudo na fotografia de paisagem.

Os efeitos da luz natural na cena são:

Revela textura
Em uma paisagem ou cena fotográfica existem variadas texturas, uma luz lateral ajuda a revela-las e a definir a composição com o aumento do contraste. Uma luz lateral, sobretudo quando sol estiver baixo no horizonte, irá melhorar e evidenciar essas texturas.

Menor impressão de cor
Uma das consequências da luz lateral é diminuição de registro das cores nas áreas de transição entre luz e sombra. Isso ocorre por haver muito contraste da luz lateral sobre a cena. Mas isso não significa perda de registro de cor, apenas é dada uma maior importância a luz em detrimento da cor.

Obtenha o melhor da Luz Lateral com seu Drone. Entenda a luz lateral e como turar proveito dela com seu drone. Faça fotos aéreas incríveis com ela.
Praia do Forno, Buzios – RJ. Luz Lateral.

Clique AQUI e baixe gratuitamente o seu eBook, Drone e Fotografia de Paisagem, e tenha acesso a dicas preciosas.


Efeito tridimensional
Essa luz é uma das luzes que mais expões as qualidades dimensionais da cena. Ela da forma e profundidade a qualquer paisagem ou cena fotográfica.

Obtenha o melhor da Luz Lateral com seu Drone. Entenda a luz lateral e como turar proveito dela com seu drone. Faça fotos aéreas incríveis com ela.
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Efeito de Robustez
Ao ser iluminado lateralmente, um objeto ganha forma e passa a impressão de ser muito sólido e robusto. Uma montanha ou uma árvore, por exemplo, iluminada por um luz lateral passará essa impressão.


Não deixe de ler a 1ª e 3ª parte sobre Luz e Composição, seguem os links:


Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais? Além disso se você tiver qualquer dica sobre fotografia e vídeo com drones e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email  com sua proposta para  contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *