Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografias.

Tempo de leitura: 9 minutos

Se você já sabe como é trabalhar com fotografias, sejam elas fotografias de eventos a fotografias técnicas, já deve ter percebido como é difícil fotografar de pontos mais elevados com ângulos variados.

Pode não parecer, mas já faz bastante tempo que os veículos aéreos não tripulados, os famosos drones perderam sua exclusividade para o seu uso militar e viraram uma febre entre as pessoas que viram nele uma maneira de manterem-se entretidas em seus momentos de lazer.

E é justamente devido essa perda de exclusividade e o seu constante uso para entretenimento e lazer que surgiu um novo ramo para os fotógrafos, fotografias aéreas com drones.

Sejam elas as novas drone-selfie ou até mesmo para usos mais técnicos como para a criação de modelos digitais de terreno (MDT), elas se mostraram ferramentas ótimas para uma remuneração extra.

Como fazer para ganhar dinheiro com suas fotografias de drones?

Assim como um fotógrafo que, após ser contratado para registrar momentos específicos de um evento ou região, vende os direitos de posse e reprodução da imagem, as fotos retiradas por drones também podem ser usadas da mesma maneira, gerando uma remuneração extra para o fotógrafo/piloto.

Mas você não precisa se preocupar com a questão de estar preso ao trabalho de cobertura de eventos para poder usar essa nova ferramenta. Existem também outros tipos de serviços que podem ser explorados (fotografias documentais, artísticas, jornalismo etc) e, por consequência, gerar lucro.

Uma das formas de monetizar é vender suas fotografias em banco de imagens online. Esse bancos visam armazenar e posteriormente vender essas imagens para o uso publicitário ou como um complemento para projetos que estão focados em estudos de determinadas áreas.

Um dos motivos que acaba dando suporte para esse tipo de imagem é o aumento da busca por imagens fotografadas por drones. Talvez tenha sido pelo glamour de seus ângulos mais elevados ou por sua praticidade para trabalhos técnicos topográficos, eles estão ganhando muito espaço e mostrando que esse investimento gera lucros.

O que são bancos de imagens?

Agora que você está convencido que pode lucrar com o uso de drones para tirar fotografias, você talvez esteja com dúvidas de como esse banco de imagens online funciona. Como isso vai fazer com que você ganhe dinheiro com suas fotografias? Na realidade é simples!

Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografiasOs bancos de imagem online são sites que oferecem esse espaço para que profissionais da área publiquem suas imagens ou fotografias, para que elas sejam usadas em projetos de terceiros.

Aqueles que trabalham na área de publicidade não são seus únicos clientes, pois sua característica de aceitar vários estilos de imagem acaba abrindo espaço para áreas como design, arquitetura, hotelaria etc, onde os profissionais dessas áreas vem se mostrando clientes assíduos desses serviços.

Porém, entre seus clientes tradicionais, mesmo antes desse serviço não possuir diversas versões online, podemos encontrar agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, jornais e revistas.

Existe uma vasta demanda para esse tipo de conteúdo e por ser um serviço que oferece várias formas de disponibilizar suas fotos. O sistema de royalty-free, por exemplo, não cobra pelos diversos usos de uma imagem, dando ao seu cliente liberdade para usá-la inúmeras vezes após adquirir a posse de seus direitos.

Isso pode ajudar no processo de divulgação de seus trabalhos, porém nada impede que contratos de utilização de imagem possam ser mais restritos, aumentando o seu lucro em relação na venda e quantidade de uso de uma mesma imagem.

Alguns bancos de imagem

Um dos melhores serviços de banco de imagem online é o 123 Royalty free. Ele é um banco de imagem online que existe desde 2005 e logo no seu início já possuía um acervo que passava de 10 milhões de imagens e vetores.

Como forma de remunerar seus produtores de conteúdo, o 123 Royalty free trabalha com o conceito de créditos. Aonde a qualidade de suas fotos, e o tamanho das mesmas, acabam se tornando critérios para creditá-las.

Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografias
Banco de Imagens – 123 Royalty free

Temos também os bancos como o iStockPhoto e SmugMug, que são outros bancos de imagem no mercado.

O iStockPhoto trabalha com um sistema de comissão, sendo inicialmente de 15%. Porém caso  você deseje se filiar ao site a sua comissão pode subir para 45%.

Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografias
Banco de Imagens – iStockPhoto

Já o SmugMug trabalha com um conceito onde você mantém o seu próprio preço. Com seu design voltado para um ambiente mais profissional, ele costuma ser muito usado para projetos de e-commerce. E para aqueles que usam de seu sistema exclusivo, a área for professional oferece recursos para a administração de suas vendas.

Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografias
Banco de Imagens – SmugMug

Outro banco de imagem que consegue oferecer uma comissão nas vendas de até 60% é o site Alamy. Ele é conhecido como um dos bancos de imagem mais completos. Uma de suas políticas esta em seu contrato sem exclusividade, deixando o fotógrafo livre para vender seu trabalho para outros bancos de imagem.

Além disso, ele possui uma equipe de vendas, que também oferece vagas para os seus fotógrafos, podendo aumentar a sua margem de lucro com a venda de imagem para parceiros da Alamy.

Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografias
Banco de Imagens – Alamy

A Bigstockphoto é outro banco de imagem que oferece 30% de comissão por cada imagem adquirida em seu site. Eles oferecem um serviço de cadastro gratuito, oferecendo ainda uma imagem grátis por semana. Não se preocupe, você ainda vai receber os seus 30%.

Ganhe dinheiro com suas fotografias de drones: Como vender e quais os melhores bancos de imagem para venda de fotografias
Banco de Imagens – Big Stock

Além disso, o design de seu site divide as fotos por categorias, onde as categorias mais procuradas são as primeiras a serem indicadas. Você pode usar essa informação para saber qual material vender para esse banco de imagem.

Porque tratar suas imagens para a venda?

Como já citado anteriormente, os sites de banco de imagem exigem que as fotos sejam de boa qualidade para serem, ao menos, adicionadas em seu acervo. Por isso, o fotógrafo precisa ficar atento a questões técnicas como: luz e sombra, a nitidez da foto, a coloração/saturação e até mesmo o tamanho da imagem.

Dessa forma, é recomendável que tenha em mãos os pré-requisitos do site para que sua imagem seja alocada (estude os sites nos quais você pretende vender sua foto e siga a risca suas regras). Sendo assim, você terá que modificar até mesmo o tamanho de pixels na foto para que ela fique boa.

É importante lembrar que, alguns julgadores veem nas fotografias com drones uma falta de personalidade no trabalho. Sendo assim, é nessa hora que o enquadramento e o pós-processamento farão toda a diferença. Adicione aqueles detalhes, sua identidade, que o seu trabalho ganahará destaque.

Por isso, muitas alterações vão além de tirar espinhas dos rostos dos modelos. Você pode alterar o contraste da imagem e até a coloração de certo pontos, para tornar aquela imagem em algo diferenciado e original.

Usando os vídeos para capturar imagens

Como o uso de drones para fotografia exige prática e conhecimento técnico, um dos métodos que pode salvar um tempo no seu trabalho é  utilizar os frames dos vídeos e edita-los (mesmo que sutilmente) como uma fotografia normal.

Como, no geral, a gravação dos vídeos tem certa de 24 frames por segundo (24 fotografias por segundo), você pode utilizar um deles como uma fotografia. Entretanto é recomendável que você utilize uma máquina com uma boa qualidade  para fazer os seus vídeos (Full HD ou 4K), além do uso de um drone que seja capaz de carregá-la com certa estabilidade.

Após fazer a seleção dos frames que você usará como fotografia, basta você fazer o processo de tratamento de imagem, como os que foram feitos nas fotografias, ficando atento com os problemas de nitidez, contraste e foco. Assim você poderá utilizá-las nos bancos de imagem online.

Vendendo suas fotos

Como as fotografias são obras intelectuais, elas possuem direitos autorais, chamado de direitos morais, e são protegidas por lei. Afinal, nenhum profissional que investe em si mesmo para melhorar suas fotos gostaria que elas fossem usadas sem serem devidamente creditadas. Seja esse crédito vindo em forma de divulgação ou como pagamento pela utilização da obra.

Outra coisa é importante lembrar. Ao vender uma foto você não esta vendendo o direito de posse da mesma, mas sim vendendo o direito de uso. E em como todo contrato de venda, alguns pontos devem ser muito bem explicados.

Ao vender o direito de uso de uma imagem, deve-se explicar no contrato aonde ela será utilizada e por quanto tempo. Em alguns casos, caso seu cliente possua outros veículos de divulgação, é preciso citar quantas vezes a imagem será utilizada.

Um detalhe que deve ser considerado. Caso a fotografia seja de uma pessoa, um modelo, é necessário haver no contrato de uso de imagem a permissão da pessoa para que sua imagem seja divulgada.

E por estar divulgando seu trabalho em bancos de imagem, é necessário, como critério da maior parte dos prestadores desse serviço, que as imagens possuam certo nível de qualidade. Algo que é definido pela qualidade da iluminação, correção de erros e edições sob a mesma.

Manter uma boa edição para suas imagens ajuda na divulgação da mesma. Mostrando que o investimento na área de edição pode gerar grandes lucros.

 

 


Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais? Além disso se você tiver qualquer dica sobre fotografia e vídeo com drones e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email com sua proposta para contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torre

2 Comentários


  1. Encontrei um banco de imagens que paga até 100%, exceto tarifas bancárias, para seus vendedores. Chama-se StockDrone.com.br. Parece que estão começando, mas a proposta parece muito boa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *