Como fazer o cadastro de drones na ANAC

Tempo de leitura: 4 minutos

Um drone é qualquer aeronave que não seja tripulada, e que é comandada à distância, ou seja, não é necessário estar dentro dele. Muitas pessoas utilizam os drones como instrumento de trabalho, como fotógrafos, por exemplo, que precisam captar imagens panorâmicas vistas de cima.

Mas se você chegou até aqui, com certeza já deve saber de tudo isso. Hoje, estou aqui para ajudar você, que acabou de adquirir um drone ou já possui um de longa data, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer o cadastro dele. Confira nesse texto um passo a passo relativo ao cadastro de drones na Anac.

Como fazer o cadastro de drones na ANAC

 

Cadastro de drones

Antes de qualquer coisa, o cadastro no SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) é obrigatório. Essa regulamentação foi definida no começo de maio desse ano (2017), com objetivo de permitir as operações do drones, mas ainda garantir a segurança das pessoas envolvidas nelas.

Passo a Passo

Bom, agora, sem mais delongas, se você quer cadastrar o seu drone, seja para uso recreativo ou profissional, siga o passo a passo que deixo a seguir.

Site

O primeiro passo é você acessar o site http://sistemas.anac.gov.br/sisant e clicar no ícone “Cadastrar novo operador”.  Nessa página, você irá realizar a autenticação, colocar um endereço de e-mail e definir sua senha.  Etapas básicas de um cadastro.

Dados pessoais

Preencha seu nome completo, data de nascimento, documentos como CPF, RG e CNPJ (se houver). Em seguida, você precisará disponibilizar informações sobre o drone, como o peso, modelo, fabricante, número da série*, fotos etc.

*no caso dos drones da DJI o número de série é maior do que o permitido no formulário, ou seja, sobrarão dois números. Sugestão: isisira até o limite e na caixa sobre Informações Adicionais coloque o número completo.

Cadastro de drone

Nessa etapa, você precisa escolher o número que será identificado como o cadastro do seu drone. O número precisa ter no máximo nove dígitos, e você escolhe a ordem. Se quiser digitar o número do seu celular, por exemplo, é permitido.

Download da certidão de cadastro

Depois de definir o número de identificação do cadastro do seu drone, basta que você faça o download da certidão. Para isso, basta clicar no ícone na tela escrito “Certificado”.

Nele irá conter todas as informações importantes e necessárias para que você opere a sua aeronave não tripulada.

Precaução

Fique atento, de nada adianta você ter feito o cadastro do seu drone se você não carregar o documento em cada uma das operações feitas por ele. Como disse antes, o cadastro é obrigatório, e, para comprovar que ele foi feito, você precisa ter esse certificado sempre que usá-lo.

Além disso, existem regras a serem seguidas. Você só pode operar seu drone a trinta metros máximos de distância de um determinado grupo de pessoas. Isso quer dizer que, para filmar um vídeo clipe ou um show, por exemplo, sua aeronave tem de manter pelo menos trinta metros de distância, para a segurança dos envolvidos.

Agora você já sabe como fazer o cadastro de drones na ANAC. Não se esqueça de estar sempre com o certificado e se antenar nas regras. Para saber mais sobre elas, acesse o site da ANAC ou este artigo e confira o regulamento sobre o uso de drones, para que você não tenha problemas futuros.

Importante

Caso você tenha problemas de acesso ao site do cadastro, provavelmente você não deve ter instalado em seu computador o certificado Raiz ICP-Brasil. Este certificado digital serve para garantir uma comunicação segura entre um endereço na internet e o seu navegador.

Para acessa-lo e fazer o download , clique aqui.

 


Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais? Além disso se você tiver qualquer dica sobre fotografia e vídeo com drones e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email com sua proposta para contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torre

9 Comentários


  1. Grande amigo! E no meu caso que eu mesmo fiz os rpas, como irei cadastra-los?

    Responder

    1. Leo, boa pergunta!
      Entrei em contato com a ANAC e disseram que caso não tenhas o número de série da aeronave é só colocar no campo as iniciais SN (sem número), simples assim. Neste caso, minha sugestão, é colocar uma foto bem representativa do teu drone para evitar problemas com uma eventual fiscalização.
      Forte abraço

      Responder

  2. valeu pela explicação, só pra confirmar, após cadastro no SISAT e registro no decea, eu só preciso imprimir a certidão da ANAC ? do DECEA precisa imprimir algo?

    Responder

    1. Ola Victor,
      O cadastro de piloto no DECEA servirá para solicitar autorização de voo. Após concluído o cadastro e autorizado pelo validador, você receberá um e-mail com sue ID Operacional. Sempre que for solicitar uma autorização de voo, deverá informa-lo (não há necessidade de imprimir um documento).
      Um abraço

      Responder

  3. Olá Gustavo.
    Meu nome é Rubens e tenho um PHANTOM 4 que uso profissionalmente.
    Tentei fazer o cadastro, mas eu não sabia que não podia usar o CNPJ (ainda não está liberado), mas eu fiz o cadastro no CNPJ e agora não consigo me cadastrar com o CPF… Até consegui me cadastrar como piloto no SARPAS, mas no SISANT eu não consigo fazer mais nada: se tento cadastrar, diz que JÁ SOU CADASTRADO, se tento alterar, DIZ QUE NÃO SOU CADASTRADO. Poderia ser senha inválida, mas quando peço para me reenviar a senha, diz que NÃO SOU CADASTRADO… Não estou conseguindo fazer mais nada e quando solicitei ajuda ao DECEA, eles me mandaram seguir o guia que é indicado no endereço https://www.decea.gov.br/static/uploads/2017/06/CADASTROS-NO-SARPAS.pdf… Mas mesmo assim, não consegui… VOCÊ JÁ TEVE UM CASO ASSIM?, SE TEVE, COMO FOI SOLUCIONADO? Desde já, agradeço.
    Rubens Chinaglia

    Responder

    1. Rubens,
      Situação complicada a tua. Nuca passei por isso, mas vou tentar te ajudar. Em breve retorno. Abraço

      Responder

    1. Carlinhos,
      Isso tem acontecido com frequencia. Solicitei explicações a ANAC, mas ainda não tive retorno. Assim que tiver uma resposta postarei aqui.
      Abc

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *