Os Bastidores da Foto – Aiuruoca – MG

Tempo de leitura: 2 minutos

Os Bastidores da Foto - Aiuruoca - MG

Localização: Aiuruoca é um município de Minas Gerais com cerca de 6.173 habitantes. Localiza-se ao sul do estado na Serra da Mantiqueira, a 989m de altitude ao pé do Pico do Papagaio. Região de relevo acidentado e repleto de belezas naturais.

Como Chegar

De avião
O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 191 quilômetros (acesso pela
BR-040 e BR-267)

De carro
Vindo de Belo Horizonte (416 km) – acesso pela BR-040 e BR-267
Rio de Janeiro (329 km) – acesso pela BR-040 e BR-267
São Paulo (368 km) – acesso pela BR-381 e BR-267

De ônibus
A empresa Cometa faz a linha São Paulo x Caxambu, enquanto a Viação Sandra  faz Caxambu x Aiuruoca. Já a Santa Cruz  parte de Juiz de Fora em direção à Aiuruoca. A Útil leva passageiros do Rio e BH à Juiz de Fora.

Época do ano: verão

Equipamento utilizado: Phantom 4 e mochila de transporte D1 da Manfrotto.

Aiuruoca surgiu sem querer em meus planejamentos de viajens. Estava procurando por locais tranquilos para passar com a família e fugir da agitação do Rio de Janeiro. Pesquisando encontrei esta cidadezinha e tive uma grata surpresa. Cachoeiras, comidas típicas, silêncio (até minha respiração consegui ouvir) e muita paz. Mas, logicamente, a escolha também foi influenciada pelo potencial fotográfico da região e valeu a pena.


Nesta imagem gostaria de destacar a força da luz e o impacto que ela traz para o observador.


Fotografei no final do dia com uma luz difusa, entre nuvens, por conta de uma tempestade que estava se formando. Decidi fazer uma panorâmica porque conseguiria representar melhor a sutuileza dessa luz. Perceba que enquanto o lado esquerdo da imagem recebe os raios de luz que passam entre as nuvem o lado direito esta em uma região de sobra . Esse degradê dá a imagem uma aparência dramática, impactando o observador e levando-o a refletir. 

Não subi muito, fiquei torno de 30m de altitudee utilizei uma velocidade de 1/100 com f2.8 para as duas imagens e ISO 100. No programa Lightroom mesclei as imagens para panorâmica, fiz a correção de cor e ajustei a exposição na parte das nuvens.  

 


Se você gostou do post poderia, por favor, fazer um grande favor e deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais?


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *