A complicada e maravilhosa Luz Frontal

Tempo de leitura: 2 minutos

Luz Frontal

A luz Frontal é a uma luz que passa por tás do drone e atinge o assunto que esta à sua frente. É uma luz difícil de trabalhar. Ela pode ser maravilhosa, mas também muito feia!

Pelo fato do assunto ser iluminado de frente sombras aparecem atrás dele, dando resultados nem sempre agradáveis com sombras distintas e confusas. Texturas e formas também podem desaparecer com o uso incorreto da luz.

Por outro lado, o uso correto da luz frontal ressalta cores e formas de forma clara e precisa. É uma luz adequada para fotografar paisagens.

O truque para se trabalhar com a luz frontal é fotografar enquanto ela ainda estiver baixa. Isso significa respeitar o período que vai do nascer do sol até o meio da manhã ou do entardecer até o pôr do sol.  A luz frontal a 90°, ou seja, ao  meio dia é o pior tipo de luz que você pode encontrar para fotografar uma paisagem. Portanto, evite-a!

Na imagem abaixo pode-se ver um exemplo de luz frontal baixa, por volta das 9:30 da manhã. 

A complicada e maravilhosa Luz Frontal
Isla Lobos – Galápagos, Equador

Clique AQUI e baixe gratuitamente o seu eBook, Drone e Fotografia de Paisagem, e tenha acesso a dicas preciosas.


Oque a Luz Frontal faz em uma paisagem?

Revela formas

Como as sombras na luz frontal são menos importantes quando comparada à outras luzes, as formas se sobressaem e ganham relevância. Sobretudo, quando seu assunto principal esta contrastando com o fundo (elemento secundário).

Imprime solidez ao assunto

Até mesmo assuntos translúcidos  parecerão sólidos com a luz frontal bem trabalhada

Revela Cor

Cores sólidas ficam muito boas com a luz frontal porque são reveladas por completo. Portanto, essa é uma excelente luz para fotografar paisagens.


Não deixe de ler a 1ª e 2ª parte sobre Luz e Composição, seguem os links:

 


Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais? Além disso se você tiver qualquer dica sobre fotografia e vídeo com drones e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email  com sua proposta para  contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *