5 dicas que irão ajudá-lo a escolher a música perfeita para o seu vídeo com drone.

Tempo de leitura: 5 minutos

A música de fundo desempenha um papel importante no seu vídeo. É uma maneira poderosa de direcionar o vídeo  e criar emoção em torno de sua mensagem. No entanto, escolher o caminho certo para o seu vídeo pode ser um pouco mais complicado do que parece. Pensando nisso, selecionei 5 dicas que irão ajudá-lo a escolher a música perfeita para o seu vídeo com drone.

Sentimentos

Oque você gostaria que seu público sentisse quando assistisse um vídeo seu?

Eles deveriam se entusiasmar com o lançamento do seu novo produto? Ficar atento ao depoimento de alguma pessoa/cleinte? Rir ou chorar de alguma cena? Sentir-se leve e feliz? Todos esses sentimentos têm estilos de música que ajudarão a evocar uma emoção específica.

Sites de armazenamento de músicas como o  Marmoset e Tunefruit têm meta-tags emocionais baseadas em seu estado de espírito como: “poderoso”, “brincalhão”,  “pacífico” e ” estrovertido”. Este é um recurso  super útil para encontrar uma música de fundo que levará a mensagem emocional do seu vídeo ao seu público.


Uma ótima maneira de baixar a música correta é dividindo sua tela em duas partes, por exemplo: a parte superior com o site de armazenamento de músicas e a inferior com o programa de edição de vídeo. Vá testando a faixa enquanto seu vídeo corre. Isto irá ajuda-lo a encontrar a música que mais se encaixa com sua proposta.


Sites como o Premium Beat permitem baixar o arquivo gratuitamente, versão demo, para testar. 

Música e narrativa

A maioria das músicas pop que você ouve no rádio tem uma estrutura  padrão consistindo de 4-5 partes (verso, pré-coro, refrão, outro verso, outro coro, ponte e um duplo e incorpado coro para finalizar). Você pode escolher a música pop mais representativa para o seu vídeo mas as transições provavelmnete não se encaixarão corretamente com sua narrativa

Especialistas recomendam encaixar (repetir) seções da música para melhor ajustar o fluxo de seu vídeo. Segundo eles, quando se trata de música de fundo, você pode repetir coisas mais do que você imagina. Não exite em cortar partes da musica e repeti-las em outro momento para que o fluxo de seu vídeo não seja interrompido.

Evite instrumentos digitais que imitam instrumentos reais

Se você estiver procurando por uma música de som orgânico com instrumentos acústicos como violão, piano ou bateria estilo rock indie, certifique-se de encontrar uma faixa que tem o som do isntrumento real. Embora alguns arquivos musicais de alta qualidade possam surpreender, versões digitais de instrumentos acústicos muitas vezes podem passar uma impressão negativa do seu vídeo, ou seja, pouco profissional.


Digamos que você está procurando por uma música que pareça com as do Mumford & Sons … coloque seus fones de ouvido e ouça alguns sons da banda!  Abra, por exemplo, “I Will Wait” ou “Little Lion Boy” em uma janela, e seu site de música em outra, em seguida, compare e contraste as qualidades sonoras entre as gravações.


Não vai demorar muito para que você possa perceber a diferença entre o bom, o mau e o brega.

 

Mantenha a música de fundo no fundo

Em muitos casos boa música de fundo é a música que você nem percebe. Então, se alguém está falando no vídeo, não deixe a música atrapalhar.

Cuidado com as músicas que têm elementos sonoros que competem com a voz humana. Obviamente vocais e  whoa-ing (músicas com repetição de sons como , “ou ou ou ou” – exemplo no vídeo do grupo Twenty One Pilots — “Ride” minuto 0:48 ) caem nesta categoria, mas melodias de piano e até mesmo assobio também são elementos que competirão com a voz humana.

 

Pense na música com antecedência

Constumo sempre escolher a música antes de gravar o vídeo. Isso facilita na hora de captar as imagens e garante um trabalho mais acertivo.  

Antecipar a trilha sonora irá lhe poupar tempo, dinheiro e dor de cabeça. Fica muito mais fácil encaixar uma bela fotografia cenográfica quando temos a melodia na cabeça. A impresão que passa quando vou ao local de gravação é que a natureza tem música de fundo, fica tudo mais fácil e divertido. Experimente!

 


Se esta dica foi útil para você, poderia, por favor, deixar um comentário e/ou compartilhar nas mídias sociais? Além disso se você tiver qualquer dica sobre fotografia e vídeo com drones e queira dividir com os leitores da Drone in Art, envie um email  com sua proposta para  contato@droneinart.com. Seu artigo poderá ser publicado e visto por muitas pessoas.


Este blog é um hobby feito com muita dedicação e seu apoio realmente ajudará a mantê-lo no ar.

Forte abraço!

Gustavo Stachlewski Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *